Em 2017, o Fundo Municipal de Cultura financiou o projeto “Da Xepa ao Banquete Final”, que tinha como tema o Desperdício Alimentar. Este trabalho realizou performances artísticas e culinárias em espaços públicos de São José dos Campos (SP), com roteiro / dramaturgia performática de Marcus Groza, direção artística de Marco Antônio Machado, performance de Victor Bessa Luna e Soraya Aquillera, música do violinista Flávio Meyer e da Banda Drummond (Sério Ponti, Fernando Selmer e Léo Mandi), cenário de Hiure Queiroz e figurino de Keith Valença.

Enquanto a performance acontecia, a cozinheira e pesquisadora Viviani Leite produzia um banquete para ser degustado por todos no fim da apresentação. Ao todo, segundo a assessoria de imprensa do projeto, foram 6 apresentações; nestas, arrecadadou-se 200 kg de alimentos, os quais deram origem a mais de 500 pratos num banquete oferecido a todos os presentes.

As receitas de todos os pratos realizados durante o projeto deram origem ao livro “ Da Xepa ao Banquete Final – Som e Cozinha Experimental: Caderno de Receitas e as Escolhas do Percurso”, de Viviani Leite, e ao documentário “Da Xepa ao Banquete Final”, de Luisa Bagope.

O lançamento destes trabalhos acontecerá no próximo dia 18 de junho de 2018, às 19h, na Livraria Literacia (rua República do Líbano, 291, Jardim Oswaldo Cruz, São José dos Campos). No evento, haverá a distribuição dos livros, a exibição do documentário, um baquete (que não podia faltar) e um sarau.

“O livro de autoria de Viviani Leite traz as receitas feitas durante as apresentações e o documentário de Luisa Bagope nos brinda com o olhar da diretora formas sustentáveis de consumo. Ambos nos revelam dados e ações sobre o combate ao desperdício alimentar em São José dos Campos”, explica a assessoria de imprensa do projeto.