A FLIM (Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha) chega a sua 5ª edição para explorar os desafios do fomento à leitura com música e poesia. A abertura acontecerá na sexta-feira, 14 de setembro de 2018, às 19h, quando o curador da FLIM 2018 Marcelino Freire (vencedor dos prêmios: Machado de Assis 2014 e Melhor Romance pela Biblioteca Nacional; autor de diversos livros, como “Angu de Sangue” e “Contos Negreiros”) dará as boas-vindas ao público em um bate-papo especial com Zezé Motta (atriz e cantora) e Carolina Maria de Jesus (escritora).

Em seguida, no palco aberto Tom da FLIM, Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá estrelam o “Você é o que lê”. Numa conversa descontraída, os escritores, apresentadores e roteiristas compartilham com o público que tudo se transforma em literatura: redes sociais, youtubers, política, futebol…

No sábado, dia 15 de setembro de 2018, a programação começará às 9h30, com uma “Mesinha Literária” da qual participarão alunos e professores da EMEI Prof. Mário Campaner e do NEI José Paulino Bicudo, autores e ilustradores do livro “Medoliques”.

Às 10h, será realizada a segunda mesa literária que contará com Gero Camilo (ator, cantor, compositor, dramaturgo e poeta), Maria Vilani (poeta, ativista cultural e escritora) e Zenilda Lua (poeta) para um diálogo sobre o universo “Por Dentro das Artes”.

A terceira mesa literária, programada para às 14h, trará personagens “Por Dentro da Luta”. Ferréz (escritor, editor e agitador cultural), Cidinha da Silva (educadora, escritora e umas principais ativistas negras do país) e Elizeu Braga (poeta) discorrerão sobre o tema.

Já a quarta mesa literária, às 16h, promoverá um encontro para celebrar a diversidade, com Jarid Arraes (poeta e escritora), Ellen Oléria (cantora, compositora e apresentadora do “Estação Plural”) e Sónia Sultuane (poeta, prosadora, artista plástica e membro da Associação dos Escritores Moçambicanos).

Na sequência, às 18h, a atração fica por conta da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) que promoverá o “Por Dentro do Sarau”, um sarau especial que reunirá poetas de São José dos Campos e de outras cidades do interior do estado de São Paulo. Entre as atrações, estarão Gero Camilo, Elizeu Braga, Lula Barbosa e Luna Vitrolina.

O momento, talvez, mais esperado da FLIM, o show do grupo Cordel do Fogo Encantado, Viagem Ao Coração Do Sol será realizado às 20h30. Nele, Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida apresentarão canções que seguem a tradição dos títulos duplos da literatura de cordel e que dialogam com os sentimentos humanos ao longo de uma história de cinco personagens, os quais percorrem caminhos, por vezes, misteriosos e mágicos em busca da filha do vento, chamada Liberdade.

Abrindo o show que encerra a noite de sábado, o grupo Icamiabas fará um cortejo. A concentração será no palco Tá Aflim, em frente ao Pavilhão Central, e seguirá em ritmo de Maracatu até o Tom da Flim.

No domingo, dia 16 de setembro de 2018, às 10h30, a FLIM encerra sua Programação Central com a Mesa Literomusical, da qual participarão Fabiana Cozza (cantora e sambista), Conceição Evaristo (escritora) e Adriana Couto (mediadora). Na ocasião, a escritora Sônia Gabriel fará a leitura de um trecho da obra de Ruth Guimarães.

Durante os três dias, estará acontecendo o “Tá aFlim”, uma programação paralela com cursos, oficinas, intervenções artísticas de coletivos da região, shows, círculos de trocas e leitura, além de todo tipo de manifestação artística.

A programação completa e mais informações estão disponíveis em www.flimsjc.com.br . O Parque Vicentina Aranha está localizado na rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, na Vila Adyana, em São José dos Campos (SP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here