Depois de passar por Jacareí, São José dos Campos e Caraguatatuba, cidades do interior do estado de São Paulo, chegou a vez de Pindamonhangaba (SP) se conectar com a intervenção “10 Minutos para você: uma performance afetiva”, do Coletivo Entre Oito. A apresentação, que acontecerá no dia 17 de novembro de 2018, às 10h, na praça Monsenhor Marcondes, faz parte da programação do 40º Feste (Festival Nacional de Teatro).

O Festival é promovido anualmente pela Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Cultura a fim de estimular os grupos de teatro em atividade no país, revelar novos talentos e promover o intercâmbio cultural. Neste ano, será realizado de 15 a 24 de novembro, quando apresentará trabalhos teatrais das categorias adulto, rua e infantil. Após os espetáculos, haverá um debate entre o grupo, o público e um crítico da área. A programação completa do FESTE está disponível no site do evento.

Segundo a assessoria do Coletivo Entre Oito, a intervenção é cheia de sensibilidade e afeto, que convida o público a participar e completar o sentido dela. A proposta do grupo composto por Tamara Maria Cardoso, Natália Bastos, Vanessa Zanchi, Fernando Rodrigues, Pedro Alonso e Milena Siqueira é criar encontros espontâneos em espaços públicos e quebrar o cotidiano de quem passa por onde a intervenção é realizada.

“Ao se aproximar das vidas cercadas de gestos automáticos, é possível levar o público ao encontro de arte e poesia, o tirando de sua rotina de forma transformadora. Afinal, dez minutos podem ser a pausa mais preciosa quando a correria da vida não te permite um respiro ao longo do dia”, explica a assessoria do grupo.

Ao final desta experiência repleta de histórias, músicas, poesias e trocas afetivas, o público percebe a importância de desacelerar, criar e trocar arte e conhecimento, além de se conscientizar a buscar este tempo tão significativo e transformador.