O Museu do Folclore encerrará o Ciclo de Natal neste sábado, 27 de janeiro de 2019, das 9h às 17h, com a visita de 13 Folias de Reis da região do Vale do Paraíba e o fechamento do presépio.

Dentre as 13 Folias participantes, 8 são de São José dos Campos (SP): Cia de Reis do Oriente, Cia Irmandade Santos Reis, Folia de Reis São Vicente de Paula, Folia de Reis Estrela de Belém, Folia de Reis de Santana, Folia de Reis do Mestre Zé Mira, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Cia. dos Três Reis Estrela do Oriente; 3 de Jacareí (SP): Folia de Reis Filhos do Oriente, Folia de Reis Estrela do Oriente e Folia de Reis Nossa Senhora de Guadalupe; 1 de Paraibuna (SP): Folia de Reis Alferes Bento; 1 de Caçapava (SP): Folia de Santos Reis.

O presépio foi aberto no dia 2 de dezembro de 2018 e permanece aberto até o próximo sábado, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Neste ano, o presépio foi montado pela senhora Maria Aparecida Ferreira, moradora do bairro Campos de São José, município de São José dos Campos, com auxílio de sua filha Simone.

Tanto a Folia de Reis ou Festa dos Santos Reis, como também é conhecida, quanto a instalação do presépio são manifestações católicas, culturais e festivas. Comemoram respectivamente, a Epifania do Senhor, isto é, a celebração dos Reis Magos a Jesus e o nascimento do próprio Jesus Cristo. No Brasil, a Folia de Reis é compreendida ainda como manifestação folclórica.

A atividade é aberta ao público. O Museu do Folclore é ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem lucrativos, com sede no município joseense.

O Museu do Folclore está localizado no Parque da Cidade, que fica na av. Olívio Gomes, 100, no bairro Santana, em São José dos Campos (SP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here