Música contemporânea, haicais audiovisuais, vídeo mapping e obras plásticas. É dessa maneira que a “Instalação Poética: Sentidos”, aberta ao público desde 26 de janeiro de 2019 na Residência Olívio Gomes, localizada no Parque da Cidade, propõe uma imersão no presente e propicia encontrar um olhar diferenciado para o que há ao redor e dentro de si.

Segundo a assessoria do evento, “mais do que uma exposição, a experiência retira os visitantes do papel de meros espectadores para convidá-los a experimentar de maneira inédita o ambiente em que estão, proporcionando momentos de contemplação e criação de sentidos”.

Foto: Pedro Dias

Desta forma, os visitantes têm sua sensibilidade aguçada, são levados a reflexões capazes de transformar percepções rotineiras em sensações extraordinárias. A partir dessas experiências, a instalação pretende negar a superficialidade do mundo cotidiano, sugerindo um questionamento sobre o automatismo dos sentidos.

A “Instalação Poética: Sentidos” é uma realização do Fundo Municipal de São José dos Campos e segue aberta para visitação até o dia 15 de fevereiro de 2019, de segunda a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita. Escolas e instituições podem agendar visitas pelo telefone (12) 98850-7808 (Aline).

A Residência

A Residência Olívio Gomes é um clássico da arquitetura moderna brasileira. Construída para ser sede da fábrica/fazenda tecelagem Parahyba, em 1951, representa a terceira fase do modernismo brasileiro.

Com projeto do arquiteto Rino Levi; paisagismo, murais de pastilhas e azulejos assinados por Burle Marx, é considerada referência e um patrimônio histórico da arquitetura brasileira. Seu imobiliário foi projetado exclusivamente como divisória interna pelo arquiteto e moveleiro Zanine Caldas.

Tanto a residência como os jardins de Burle Marx são protegidos por legislação municipal e tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) do Estado de São Paulo.

O Parque da Cidade está localizado na av. Olívio Gomes, 100, no bairro Santana, em São José dos Campos (SP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here