José Ferraz de Almeida Júnior (1850 – 1899), mais conhecido por Almeida Júnior, foi um importante pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. Em seus trabalhos, dava destaque à temática regionalista e à cultura caipira.

Sua obra foi recentemente estudada por Bruno Brito e Francisco de Carvalho Dias de Andrade, que apresentarão a palestra “Almeida Júnior e a Construção do Imaginário Espacial Caipira” amanhã, 30 de janeiro de 2019, às 19h, no Sesc São José dos Campos.

O estudo parte da pesquisa realizada por Brito sobre a obra do pintor ituano Almeida Júnior, durante o mestrado. O pesquisador buscou mensurar a pequena propriedade rural caipira retratada pelo artista na região de Itu (SP), Piracicaba (SP), Salto (SP) e Rio das Pedras (SP), para assim obter uma melhor compreensão espacial das paisagens pintadas.

Fortemente influenciado por referências da antropologia, da história, da arquitetura e do folclore, Brito faz ainda uma aproximação das pinturas apresentadas com a noção de “território caipira”. E traz o historiador Andrade para compor a mesa e abrir a discussão para a relação intrínseca entre o corpo, o trabalho e a técnica que regia a arquitetura produzida pelos antigos construtores brasileiros, no que se diz respeitos às zonas rurais, às vilas e às cidades.

Bruno Brito nasceu em Jacareí (SP), é formado em Artes Visuais pela Unesp e Mestre pela mesma instituição. Atualmente, está vinculado ao Grupo de Pesquisa Paisagem, Território e Cultura da Universidade de Taubaté, e se dedica à pesquisa da iconografia rural.

Francisco de Carvalho Dias de Andrade é historiador, Mestre e Doutor em História da Arte pela Unicamp. Há mais de dez anos, atua na preservação do patrimônio cultural, publicando artigos sobre a história da técnica e sobre a história da arquitetura no Brasil.

A atividade é gratuita e será realizada no auditório que acomoda 126 pessoas. A retirada dos ingressos deve ser feita com uma hora de antecedência.

O Sesc está localizado na av. Adhemar de Barros, 999, no bairro Jardim São Dimas, em São José dos Campos (SP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here