Estreia no próximo dia 9 de fevereiro de 2019, às 20h, no Cine Santana, a temporada de apresentações gratuitas do espetáculo musical “Fuá Caipira”, do grupo Fuá Rabecado.

A montagem,  financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, narra o contexto e a trajetória cultural da região do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo. Faz ainda um passeio por ritmos e manifestações rurais, como a Folia de Reis, o Calango, a Cana Verde, a Congada, o Jongo, o Moçambique e a tradicional Quadrilha.

Segundo Ari Pereira, diretor geral do espetáculo e fundador do grupo de pesquisa e reaproveitamento folclórico Fuá Rabecado, “o show reverencia e fortalece os mestres, os grupos tradicionais e a identidade rural da região, da primeira à última canção. Além disso, busca suprir uma lacuna em torno dos ritmos rurais do Vale, que possuem raros registros em áudio e vídeo”.

O espetáculo se inicia com um cortejo de Folia de Reis e segue em um ritmo crescente, no qual o público aprende um pouco mais sobre cada manifestação. Um trio de atores/brincantes irão interagir com o público e a banda, são eles o noivo, a noiva e o pai da noiva, personagens típicos da quadrilha caipira regional. Portanto, um show extremamente alegre, dançante e interativo, destinado a toda família e que ainda terá áudio descrição transmitida por rádio e intérprete de LIBRAS.

O Fuá Rabecado é formado por Ari Pereira (rabeca e voz), Diego Prado (percussão), Moringa D’Xoroquê (percussão), Tânia Reis (voz), Fred Vilela (violão, viola e voz) e Márcio de Oliveira (violão e voz). A direção do show “Fuá Caipira” é de Márcio Oliveira.

Outras apresentações estão previstas para acontecer no subdistrito de São Francisco Xavier e nas Casas de Cultura Flávio Craveiro, Rancho do Tropeiro e Zé Mira, em São José dos Campos (SP).

A entrada é gratuita, e a retirada dos ingressos deve ser feita a partir das 19h. O Cine Santana está localizado na rua Rui Barbosa, 2005, no bairro Santana, em São José dos Campos (SP).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here